OUTRO CHÃO PARA SE POUSAR O PÉ: OU, SEIS GESTOS PROVISÓRIOS PARA SOBREVIVER AO TEMPO DO "FIM" (2020)

Ensaio crítico publicado no volume 5, números 1 e 2 da Revista Nava: O presente corrente, 2020. 

Resumo: O presente ensaio levanta algumas reflexões pontuais sobre o tempo corrente. Para tanto, toma-se, aqui, como mola propulsora os registros imagéticos e discursivos que compõem a série "Bucólico Marginal" (2020), dos artistas Esther Almeida e Luis Maria - que vieram à público recentemente através da exposição virtual "Do escuro do nosso tempo".

Palavras-chave: Contemporâneo; Arte Contemporânea; Isolamento Social; Pandemia.


ALVES, Lindomberto Ferreira & AMARAL, Amanda. Outro chão para se pousar o pé: ou, seis gestos provisórios para sobreviver ao tempo do "fim". In: Revista Nava. Juiz de Fora/MG, v. 5, n. 1 e 2, p. 18-27, ago. 2020. 

A IMOBILIDADE NA PRODUÇÃO E O QUE ISSO DIZ SOBRE OS ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS (2020)

Texto crítico selecionado no Edital de Chamamento para Pesquisadores - I FÓRUM DA IMAGEM NA GALERIA HOMERO MASSENA Nº 004/2020 . Secretária da Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo (SECULT-ES).

Resumo: A partir das obras "La chambre" (1972), de Chantal Akerman, e "Hotel Wolfers" (2007), de Dora Garcia, o texto propõe algumas reflexões sobre a produção em arte pautada pelo recolhimento. Elabora-se que a aparente inércia física provocada pela pandemia da COVID-19, entrecruzadas as obras acima mencionadas, sugere não uma paralisação estética, mas, outro tipo de mobilidade estética que conduz a olhares mais atentos ao cotidiano - olhar este que observa, investiga e examina o habitual para estruturar a espacialização do porque e como produzimos imagens. O que ocorre quando a rotina é quebrada e como, sobretudo o corpo se comporta à medida que somos, por uma ou outra causa, levados ao recolhimento?

Palavras-chave: Imagem; Arte Contemporânea; Filme-ensaio; Isolamento Social.


AMARAL, Amanda & ALVES, Lindomberto Ferreira. A imobilidade na produção e o que isso diz sobre os artistas contemporâneos. In: Fórum da Imagem: Construção de Imagens Urgentes. 2020. Galeria Homero Massena. Vitória/ES. Brasil. 

FURTACOR (2019)

Texto crítico publicado no volume 6, número 16 da Revista Arte ConTexto: Reflexões em Arte, 2019. 

Resumo: O presente texto problematiza o lugar ocupado pelo sujeito lançado à condição de mediador cultural, estabelecendo, pelo viés estético, uma autocrítica sobre os processos em arte-educação em disputa na contemporaneidade.

Palavras-chave: Arte Educação; Arte Contemporânea; Mediação Cultural; Furtacor.


ALVES, Lindomberto Ferreira & AMARAL, Amanda. Furtacor. In: Revista Arte ConTexto. Porto Alegre/RS, v. 6, n. 16, dez. 2019. 

© 2021 FURTACOR | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora